Já percebi que muita gente nunca teve contato com surdos independente do grau de surdez tudo pelo simples fato de não saber lidar conosco fazendo com que acabe evitando contato que poderia ser muito enriquecedor ou até quem sabe... UMA GRANDE AMIZADE. Pois naturalmente os surdos são muito mais sensíveis a quaisquer atos e ou atitudes.
Grande maioria nuca observa para tentar ver e ou descobrir que tipo de limitação de comunicação o surdo tem, e isto é um gravíssimo erro, uma total e grande falta de respeito com o surdo.
Vamos as dicas:
1- O primeiro passo é observar e ver qual é a limitação na comunicação que o surdo tem. Veja se possível se ele utiliza aparelhos e se fala via voz. Se o surdo em questão responder que SIM, então pergunte se ele lê lábios ou se prefere que você aumente um pouco o volume da voz. Caso contrário papel e caneta sempre irão funcionar e também pode acabar sendo uma das melhores maneiras de se iniciar uma conversa.
2- Se ele fizer leitura labial, procure falar um pouco mais devagar e com total naturalidade, e por favor, evite falar separando sílabas ou articulando demais. Isto nunca ajudou e só te favorece a perder a linha de raciocínio.
3- Um dos principais fatores para uma excelente comunicação com um surdo que depende de leitura labial é a: ILUMINAÇÃO. Se no ambiente em que se encontram a iluminação não for adequada, vale qualquer improvisação, uma lanterna, um isqueiro(só não vai queimar o nariz, hehehe) até mesmo a luz do celular. Muitas vezes a pessoa esquece mas naturalmente quem é surdo sempre irá tentar iluminar não se assuste. Se não fosse assim, seria como forçar que ele entendesse um idioma que não fale.
5- Jamais fale mastigando, não é impossível de ler, apenas se torna mais difícil de se fazer a leitura labial, imaginem só eu olhando a sua boca enquanto você fala e mastiga ao mesmo tempo e eu tendo que aguentar aquela coisa dentro da boca????? Nojento não é???
6- Não se preocupe se cometeres alguma gafe com alguns tipos de figuras de liguagem, por ex:
"Você está me ouvindo?"
"Nossa, já ouviu falar disto?"
"Ei, escuta isto..."
"Ouça a letra desta música."
Isto nunca nos ofendeu e não será agora que irá ofender. Muitas vezes algumas pessoas chegam e vão logo pensando que nós surdos somos pessoas antipáticas, só por que chegam falam algo e não recebem resposta, fazendo com que a pessoa em questão se sinta ofendida. É nestas horas que peço desculpas e digo, não pedi para nascer com isto. Tente entender e você também não tem como saber, já que é uma deficiência que não é visível. Se houve dúvidas, PERGUNTE. Perguntar jamais ofendeu alguém
7- Quando encontrares algum surdo que não sabe falar, pode sim falar com ele pois mesmo que não fale, ele sabe ao menos um mínimo de leitura labial, agora se você notou que não está te entendendo, tente escrever, será o melhor caminho. E ele irá te responder sim, falando, por libras ou até mesmo escrevendo.
8- Enquanto estiver dirigindo não se estranhe se o espelho central do motorista esteja virado para a sua cabeça fazendo com que mantenha o contato visual, pode falar tranquilamente pois a leitura labial através do espelho sim é possível, independente do lugar que houver espelho, pode abusar sem problemas.
9- Quando quiseres chama a atenção de alguém surda, tente por sinais visuais e ou táteis. Você pode acender e ou apagar uma luz, abanar as mãos ou até tocar o ombro de leve, pois a sensibilidade de um Surdo é MUITO maior do que uma pessoa oralizada. JAMAIS dê um cutucão com força, um tapa agressivo, uma pancada na mesa ou até mesmo uma puxada de cadeira. Por favor, em hipótese alguma, jogue alguma coisa para chamá-lo. Tudo isto dói, assusta e incomoda. Pode ser que para vocês ouvintes tenha alguma graça, mas já para nós não.
Em meio disto tudo já lhes apresento uma pequena poesia de como eu naturalmente sinto:
"Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Por Natacha.
Bacana né, e como é muito fácil de se comunicar com os surdos, é como falei na matéria anterior, não é nenhum "bicho de sete cabeças", mas o grande problema é que a grande maioria dos ouvintes tem aquele medo de tentar QUEBRAR AS BARREIRAS.
Para finalizar vou lhes recomendar este vídeo muito bacana.
Por hoje é isto galera. Espero que tenham aprendido um pouco mais, curtam, comentem, compartilhem ao máximo que puderem, pois poderá ajudar muitos que tem algum amigo surdo.
Aquele SUPER abraço de Dayam C. Adams.
Nenhum comentário:
Postar um comentário