sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PARTE I - 1 APARELHO OU 2 APARELHOS.

Olá galera.. final de semana chegando e friozinho também né heheh.. bah.. mas eu gosto hem... ;)

Vamos ao que interessa:

Como prometido fiquei de colocar um comparativo de como está sendo meus pequenos momentos de estar somente com 1 aparelho, especialmente depois de ter se acostumado a conviver com os 2, uma coisa posso confirmar somente com 1 é DOSE e que a capacidade de localizar os sons depende TOTALMENTE da presença dos dois aparelhos. Por ex:

Quando uma moto se aproxima... como saber de onde ele vem?

Até mesmo sabendo que o som está se aproximando(ficando mais alto), noto pelo aparelho mais próximo o som mesmo estando alguns milésimos de segundos de distância do outro aparelho e com maior intensidade do que no outro(sendo que ainda estou treinando isto). Tudo isto faz com que o nosso cérebro reconheça a característica do som, a localização. Neste caso atual que estou com apenas 1 aparelho e aliás no ouvido menos treinado faz com que fique totalmente CONFUSO.

Agora vou citar abaixo algumas das razões que percebi depois que fiquei só com 1 aparelho e especialmente no meu ouvido MENOS treinado.


  1. Percebi fortemente que o entendimento da fala caiu drasticamente.
  2. Para conversar em grupos complicou mais ainda, pois os barulhos do meu ouvido não treinado estão estranhos até demais.
  3. Estou com mais dificuldade de detectar as fontes do som. Tipos de som por assim dizer. Igual aconteceu ontem na academia após eu tomar um banho coloquei o aparelho auditivo e tinha aquele som altíssimo e agudo igual a uma microfonia, mas não era, era o Secador de cabelo que não tinha sequer identificado o som que meu outro ouvido já conhece.
  4. O campo auditivo é de 180º menor piorou o senso de equilíbrio e qualidade sonora.
  5. Notei que aumentou muito a distorção e piora da reprodução dos sons amplificados necessitando de mais concentração para a compreensão da fala e ou dos sons.
  6. Os sons estão tendo que ser concentrados mais de perto pois sons que vem de longe são estranhos demais.
  7. Ouvir músicas que já conheço estão super complicadas de se acompanhar, acredito que seja por causa do meu nervo auditivo estar atrofiado pois comecei a usar aparelho no ouvido Direito faz pouco tempo(aproximadamente 3 anos).
  8. Estou falando mais rápido e mais alto, descoordenei minha voz, nem reconheço a minha própria voz.
Uau né??? imagina a gigantesca adaptação que temos que fazer na nossa vida...

Uma coisa posso confirmar que com dois aparelhos possuo uma audição bilateral, aumentando a capacidade de compreensão em ambientes ruidosos. E mesmo conversando em grupos sei que os sons estão vindo de ambos lados, ficando até mais fácil mantendo uma audição assimétrica, lembro que com somente 1 aparelho dá para se manter em um ambiente tranquilo sossegado e sem barulheiras, e não em um ambiente com ruídos, a situação fica extremamente delicada para nós surdos.

Uma coisa super importante que deixo aqui. Com o uso de dois aparelhos, o volume e os ajustes em separado ajuda a resultar uma amplificação e redução de ruídos perturbadores e manter uma qualidade sonora MUITO MELHOR.

Conforme vou percebendo outras coisas irei atualizando aqui no Blog... Aproveitem, aprendam, curtam, comentem e compartilhem.

Fica aqui aquele SUPER abração de Dayam C. Adams.

Nenhum comentário: