Olá galera, comecei a minha primeira publicação faz pouco tempo e já estou motivado então vamos ao que interessa:
Vou escrever sobre a "Dificuldade de Integração na sociedade" que é uma coisa que sempre percebi e notei especialmente quando me encontro com surdos, naturalmente eles tem muito mais dificuldade de se adaptarem ao mundo que os rodeia seja no trabalho, nas escolas, nos restaurantes e até no meio de amigos e familiares.
Pois-é meu caro, por mais que se conheça e se convive a "gente" sofre muita dificuldade de acompanhar as conversas grupais, tendo que ficar concentrado sempre em uma única pessoa para que possa entender bem e desenrolar uma boa conversa no meio dos "Ouvintes".
Estes dias estava conversando com umas amigas e minha lindíssima noiva que acabou em um clima super chato por que eu cheguei a entender errado e achar que tinham gritado comigo e acabei meio que emburradíssimo que no final da conversa agi de uma forma bruta e incomum, ficando com aquele pensamento de "que droga", sabe?
-- Espera aí??? como assim??? GRITADO, o cara é surdo como ele percebeu/ouviu??? --
Opa.. é totalmente e naturalmente assim, por mais que sejamos surdos temos sim a noção de som e conhecemos os sons, e aliás Odiamos que gritem conosco por mais que sejamos surdos, Se coloquem em nosso lugar, se gritassem com você o tempo todo? Como sentiria? Acredito que completamente desnorteado, desconfortável especialmente nervoso.
Mas isto não quer dizer que também gritamos.. na grande maioria das vezes não temos direito a noção do tom de voz gerando transtornos e desconforto para os "ouvintes", por isto é mais fácil sinalizar ou avisar que está falando alto, uma coisa eu digo, eu faço muito isto e algumas pessoas já sabem que devem me sinalizar evitando assim transtornos e ou incômodos para os outros. E isto desfavorece a dificuldade de integração.
Continuando...
Todos nós sabemos que a principal comunicação utilizada pelos surdos é a linguagem de sinais e neste exato momento são poucos os surdos que sabem as duas línguas, Libras e Falada (que é o meu caso), por isto, somente 1% de Surdos consegue entrar nas Universidades Públicas. Mas este quadro vem mudando gradativamente para melhor as universidades estão se adaptando inserindo Intérpretes de LIBRAS nos vestibulares e tanto nas aulas. Uma outra coisa muito importante e sempre percebe pela grande maioria dos Surdos que não é o meu caso que o que falta para os surdos e que é fundamental, é "entender" as questões da Língua Portuguesa.
Dai me perguntam.. "Como assim???"
99% dos surdos compreendem o Português de uma forma mais simples, vou lhes dar um exemplo:
Entendimento ouvintes: - Hoje irei passar a noite em um Hotel.
Entendimento surdos: - Hoje noite ficar hotel.
É desta maneira que eles entendem e falam e lembrando mais um vez que somente 1% escreve igual aos "ouvintes". E para eles escrever normalmente é uma tarefa SUPER difícil pois não convivem com a fala natural, muitos professores obrigam a escrever corretamente sendo assim prejudicados nas escolas, nos vestibulares especialmente em redação, no mercado de trabalho e por ai vai.
Bom.. por hoje é isto, espero que tenham gostado, qualquer coisa estou aqui, podem deixar as suas perguntas e ou sugestões nos comentários abaixo.
*Ouvinte: é a forma que os Surdos reconhecem as pessoas que possuem audição normal.
Aquele super abraço de Dayam C. Adams
Nenhum comentário:
Postar um comentário