quarta-feira, 24 de julho de 2013

Oralismo x Libras ou Bilinguismo.

Olá galera, tudo tranquilo? Muito bem, algo antigo que sempre despertou a curiosidade de muitos.

 "Libras x Oralismo ou Bilinguismo"

Então... Vamos lá.

Sempre veem e me perguntam: "Você sabe falar com sinais???" Sim, e corrijo sempre.. é LIBRAS*  a forma correta que se fala e é uma linguagem Universal ou seja, se eu for para qualquer país mesmo não falando a língua daquela região e me encontrar com um Surdo, pode ter certeza que iremos conversar TRANQUILAMENTE, pois é a mesma linguagem, não muda, é o mesmo padrão, por mais incrível que pareça eu já vivenciei isto com uma Italiana, um Argentino, um Paraguaio e um Americano e ambos todos Surdos. Sabe qual foi a melhor parte??? Pude conhecer melhor a CULTURA deles de uma forma incrível e sem ter a necessidade de aprender uma OUTRA língua.

E acompanho as aventuras feitas por um surdo que viaja pra todo o Mundo para provar como a nossa linguagem de LIBRAS é UNIVERSAL. Duvida??? Então convido vocês a conhecerem um pouco o trabalho do Joel Barish "No Barriers"(Sem Barreiras) clicando AQUI.

Então uma outra coisa curiosa, eu só aprendi a linguagem de Libras com 15 anos pois os primeiros anos busquei mais em desenvolver o Oralismo, que é a língua padrão hoje em dia, ou seja a língua dos Ouvintes e isto foi muito importante para mim, pois me permitiu conhecer bem a linguagem escrita e a falada e mais facilidade de acesso e aceitação no meio da população me tornando um Bilíngue. O que eu gostei muito de conhecer a cultura Surda que aliás é INCRÍVEL e ao mesmo tempo DIVERTIDA.

Que tal um pouco de HISTÓRIA??

Na História dos surdos que registra acontecimentos de como possuem uma língua e uma identidade e uma cultura. E ao longo das eras, os Surdos travaram grandes batalhas pela afirmação de sua identidade, da comunidade surda, da sua língua e da sua cultura, até alcançarem o reconhecimento que tem hoje, na era moderna. Que aliás, mudou muito, mas ainda precisa melhorar MUITO.

Tem uma coisa que sempre me intrigou é que no antigo Egito os Surdos eram adorados como se fossem Deuses, e serviam de mediadores entre os deuses e os Faraós, sendo temidos e respeitados pela população. Totalmente ao contrário que vemos hoje. Ou seja, aonde eles vão, são tratados como capachos ou um zé-ninguém.

Mas o mais incrível de tudo isto é a linguagem de libras, que evoluiu ao passar dos anos chegando ao que é hoje, imagina você e seu parceiro, ambos conhecem a linguagem, um está em um canto de uma festa super barulhenta, e o outro está do outro lado da festa, imagina vocês poderem conversar tranquilamente sem precisar ficar gritando para um e ou outro ouvirem? Conversando apenas com gestos/libras, como tudo irá fluir de uma forma muito mais gostosa.

Hoje em dia é muito fácil conseguir fazer um curso de libras que é comum encontrar nas cidades grandes, e normalmente se necessita de 1 hora semanal do seu tempo para fazer o curso. Por exemplo aqui na cidade de Cascavel que é aonde moro, recentemente teve um curso chamado "LIBRAS: QUEBRANDO BARREIRAS". Que foi ofertado pela Secretaria Municipal de Educação do município.

Estas imagens abaixo é um tipo de primeiro passo, o alfabeto em Libras.


Muito legal né? Só que por hoje termino aqui e terá muito mais, acompanhem, compartilhem, comentem e tirem suas dúvidas fazendo perguntas no campo abaixo de comentários.

Aquele super abraço de Dayam C. Adams.

LIBRAS --> Língua Brasileira de Sinais.
Bilíngue --> Quem tem mais de 2 línguas faladas, ex: Oralizada, Libras e Escrita.

Nenhum comentário: