Só para poder começar.. neste momento em que estou escrevendo estou assistindo/ouvindo um Rock tocado pela Meytal Cohen, uma baterista sensacional, gosto muito de ver os vídeos dela pois consigo acompanhar claramente a música.
A parte mais fascinante é que quando vemos qual instrumento está sendo tocado, conseguimos "enxergar" o som com mais destaque e de uma forma conseguimos compreender melhor o som e ouvir os sons que são destacados em pequenos detalhes. Pois assim podemos curtir mais a música no qual sou SUPER apaixonado. Que é praticamente IMPOSSÍVEL eu ficar 1 dia sem ouvir ou sentir uma música.
Você sabia que podemos ver os sons e escutar as cores? Loucura não é??? Mas de uma coisa posso confirmar. Com a minha perda auditiva, tive o dom de poder desenvolver os outros sentidos, tornando-os mais AGUÇADOS a quaisquer coisas especialmente o tato e a visão, muitas vezes o olfato. Por ex: "colocar uma mão em um violão e outra no braço ou nas costas de alguém", assim eu consigo captar o som MUITO melhor do que usando o aparelho auditivo. Inclusive que como muito de vocês já sabem que para me comunicar necessito fazer a leitura labial ou então em LIBRAS, sendo que no meio disto tudo, minha esposa no meio da noite quando ela necessita de algo, de imediato no meio da escuridão total eu coloco as mãos no pescoço dela para compreender o que ela tem a me pedir, as vezes entendo e outras não, tudo dependerá de como estará a minha percepção táctil o que é muito bacana para quem não ouve. Uma verdadeira "mão na roda"... hehe
O nome dado para isto é Sinestesia*, que certas pessoas possuem determinados estímulos diferentes, ex: Campainha do interfone que pode provocar duas ou mais sensações: a mesma que causa em todos(o som, ou a luz "surdos"), e outra particular àquela pessoa. já conversei com alguns surdos que me falavam:
"Cara, quando eu sinto este tipo de vibração sonora, eu sinto um gosto estranho na boca. Você sente também?"
Tudo isto me leva a pensar, como eu consigo enxergar o som, muitas vezes quando eu como algo, sinto um tipo de dor na boca nos cantos especialmente com alimentos azedos, por mais leve que sejam, me dá aquele treco danado, e tem outros que também é assim, mas só que com um azedo muito mais intenso como o LIMÃO PURO, comigo nem pensar, e aliás as vezes sinto sabores quando vejo determinadas imagens.
Vai ter gente que vai pensar bem assim.. "esta coisa só pode ser doença." Mas posso afirmar que Sinestesia não é doença, te digo o por que, ela não diminui a qualidade de vida, e sim AUMENTA, pois é uma maneira de processar estímulos. Uma coisa também que eu já li e já pesquisei que as pessoas percebem os sons, afinal, não é uma propriedade de estímulo? Estou errado? Não né.
E que tudo isto não é uma simples associação da memória, nem apenas "um modo de dizer", como algumas pessoas acham um som "macio" ou um aroma "pungente"' é sim a capacidade que muitas pessoas tem de processar os estímulos de uma forma super natural.
Agora se existe desvantagens com isto: eu não conheço nenhuma, pois só vejo vantagens. Para mim só é possível no máximo ser considerado um esquisito ou maluco por pessoas completamente desinformadas que não são poucas. Agora o melhor de tudo é que só vejo vantagens, ajuda muito a lembrar de uma forma melhor e mais clara já que as informações são multissensoriais para associar as lembranças de uma a outra forma.
Sinestesia = é a relação de planos sensoriais diferentes: Por Exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica. Fonte - Wikipédia.
Muito bem.. por hoje é isto..
Aquele SUPER abração de Dayam C. Adams.
Nenhum comentário:
Postar um comentário