sexta-feira, 2 de agosto de 2013

OS VÁRIOS PADRÕES DE FALA EXISTENTES.

Olá galera, estes dias me fizeram uma pergunta bem bacana me perguntando sobre comportamento labial expliquei para a pessoa e no final falei, isto é algo bem bacana para mim colocar aqui no Blog.

Então, não sei se vocês já notaram que cada pessoa fala de uma forma diferente, é como se fosse um código, agora já nós que fazemos leitura labial temos que estar se adaptando conforme as pessoas crescem e ou envelhecem, pois muda o padrão do comportamento da fala. 



Pois-é... até mencionei que nós surdos de alguma forma somos um tipo de Dicionário Ambulante quando falei na matéria das "FORMAS DE SE COMUNICAR COM SURDOS".

Então vou explicar melhor agora, cada pessoa, desenvolve um jeito diferente de pronunciar os sons, seja por sotaque, por comportamento, por gênero, pela cor da pessoa, pelo tamanho dos lábios, pela idade enfim TUDO, ou seja, não conheço ninguém que tenha o mesmo jeito de falar, a fala é na verdade um tipo de impressão digital, cada um tem a sua.

Por exemplo: aconteceu ontem: fui em uma janta aonde encontrei o meu primo, este meu primo tem um filho de 12 anos. Lembrando que é uma criança e está em fase de desenvolvimento e crescimento. Sendo que a última vez que vi ele fazia mais de 2 meses, e o engraçado é que já começou a falar comigo e bem rápido, e em seguida o pai dele falou: 

" - Filho, fala um pouco mais devagar, se falar deste jeito o Dayam não vai conseguir te entender." em seguida já falou mais devagar e pude reaprender.

É isto mesmo, todo este tempo já é o suficiente para ter que REAPRENDER a ler os lábios para poder entender o que ele for falar, mas o nosso cérebro já tem alguns traços na memória, ele apenas de alguma forma acrescenta ao dicionário os novos padrões de linguagem e os novos traços faciais, especialmente os movimentos que ele faz. Não esquecendo que o nosso rosto influencia muito na leitura labial. 

Então, existem pessoas que falam pra dentro, o pior tipo que existe é aquele que MAL mexe os lábios. Pensa no tormento que passo pra entender a pessoa, chego ate a ficar tonto tentando com todas as forças, e lembrando que a pessoa não tem culpa de falar assim é o traço genético dele, eu nada posso fazer a não ser se ADAPTAR.

Eu por exemplo que trabalho em um Hospital, ainda mais no setor de T.I. fazendo com que eu tenha contato com muito mais gente, aonde é necessário o atendimento pessoal, e várias vezes acontece isto entra alguém, e já começa a falar comigo e eu já olho e mal consigo entender.. mas deixo a pessoa falando e em seguida já capto a mensagem.. bem no estilo CAPTEI... hehehehe As vezes não entendo e de imediato peço para repetir, assim meu cérebro tem uma segunda chance de se adaptar, se não der certo desta vez, já vou olhando para os lados, ver se alguém do setor me ajude a entender, ou como última  alternativa. Peço para escrever.

Não esquecendo também as Expressões Idiomáticas.. veja logo abaixo uma reportagem feita sobre as Falas Brasileiras: o sotaque brasileiro.



Bem... é isto. Acredito que da forma que escrevi dê para compreender. Mas de qualquer forma sempre estarei aberto a perguntas.

Curtam, compartilhem, comente, e acima de tudo tenham um excelente final de semana e aquele SUPER abração de Dayam C. Adams




Nenhum comentário: