quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

IPHONE E ACESSIBILIDADE.

Olá galera.. quanto tempo.. hehehe.. então hoje irei falar mais um pouco sobre a tecnologia. Porém desta vez voltado a Acessibilidade e as grandes mudanças que o iPhone me proporcionou.


Vamos la??? 


Antes de tudo deixa eu contar uma pequena história:

Estava navegando na internet e conversando com um amigo através do Gtalk, aproveitava para perguntar algumas coisas sobre o que o iPhone tem de bom buscando, pesquisando e analisando, até que descobri vários recursos que o iPhone oferece que ajudam muito os Surdos. Os dias passavam e a conversa foi até super bacana e longa, até que em um determinado momento o camarada anuncia a venda de um iPhone.

Se não me falha a memória, foi no dia 23 Novembro de 2011 que comprei o meu primeiro iPhone, ele era o modelo 4 de 32G.

Uma coisa afirmo, que jamais esquecerei este dia, e isto pra mim foi uma grande conquista, algo que veio com uma enxurrada de perguntas e emoções como estas:

-- Será que vai me ajudar com o meu problema???
-- Vou conseguir falar com os outros???
-- Vou conseguir atender???

 Era direto isto na minha cabeça, martelando, cutucando, pensando... 



Já tinha pesquisado muito, sabia que existiam recursos de acessibilidade e um dos principais motivos que me fez comprar foi a tecnologia de Videoconferência o "FaceTime", com recursos de vídeo de alta qualidade e taxa de quadros rápida, tornando-o ideal para comunicação de leitura labial ou de sinais de forma como se a pessoa estivesse lá naquele momento da ligação. 



Legal né??? 



Continuando. Quando o iPhone chegou, Quase pirei.. a ansiedade estava a mil. Coração palpitava de forma que parecia que tinha acabado de correr algumas quadras de uma maneira mais louca possível. É engraçado é, mas a reação de esperança era demais... inclusive que quase derrubei o iPhone logo quando abri a caixa tendo uma expressão de não acreditar que realmente chegou, olhava para ele como se fosse a única coisa que importava do mundo. A solução para todos os meus problemas.



Mas a emoção rolou mesmo no dia seguinte quando eu estava com tudo na mão, chip, linha e conectado na Wi-fi. Pensei, tenho vários amigos que tem iPhone vamos testar o bicho.. vamos ver se presta. Liguei para um colega através do FaceTime e nada do cara atender.. dai pensava.. que merda.. vou ligar para um outro número agora. Nada também.. isto começou a me deixar frustrado.. dai.. do nada. O iPhone toca... eu olho e não acredito. É aquele cujo no qual tinha tentado ligar da primeira vez.. e fico boquiaberto e muito ansioso, e logo atendo.



Como num passe de mágica, a "invenção" de Jobs acabou com minha dúvida, fiquei sem reação durante a minha primeira ligação através de videoconferência. Não sabia o que fazer, se chorava, se ria ou se continuava a conversa. Justamente por que nunca tinha falado assim com alguém pelo telefone. Foi algo que nunca imaginei, aonde eu sempre briguei com os outros quando precisava que ligassem pra alguém. Ali eu vi a esperança se realizando, por isso que tenho e continuo agradecendo a Apple e em especial o Steve Jobs pela sua Ousadia e Coragem de tentar dar a oportunidade de direitos iguais para TODOS.



Ai em seguida meu colega: "-- Fala ai Rover (que é o meu apelido). Até que enfim, comprou um iPhone. 



Não conseguia acreditar que estava entendendo-o P-E-R-F-E-I-T-A-M-E-N-T-E. 



Em seguida: "-- Tá chorando por que cara?" "-- Aconteceu algo?"



Eu: "-- Não cara. "Entrou um cisco no meu olho.." hehehehe....não consigo acreditar ainda que estou realmente conversando com você.", "Até parece que você está aqui na minha frente conversando de boa comigo."


Deste então me tornei mais um Apple Fan diante milhares já existentes. Cada dia que passa me surpreendo cada vez mais. Como sempre estou acompanhando todos os lançamentos e a evolução da tecnologia. Pois isto acabou com o aprisionamento emocional dos surdos.

Pode até ser estranho para as pessoas acostumadas a falar ao telefone, mas isto foi uma verdadeira revolução na vida dos surdos. Independente de ser Oralizado. 


Grande parte dos Surdos que fazem a leitura labial e estão inseridos no meio da sociedade ouvinte sempre acabam encontrando barreiras, na grande maioria das vezes apenas criadas pela falta de bom senso de algumas empresas e órgãos governamentais ou de uma política voltada às necessidades específicas de uma nova geração de surdos — oralizados e implantados.


Hoje creio que Steve Jobs antes de sua morte, acredita que foi o responsável pelo grande avanço da tecnologia móvel. Ou que talvez saiba que revolucionou a comunicação surda. Especialmente a minha, sem quaisquer exageros.


Só tem um porém. Para um perfeito funcionamento do FaceTime é necessário estar conectado na Wi-fi, só espero que com este novo iPhone o 5S e a nova tecnologia de dados o 4G liberem as ligações via FaceTime.



Mas tem outras coisas que ajudou muito também. As Legendas ocultas nos filmes na iTunes Store, iMessage e algo super especial, os Alertas visíveis e vibratórios sem ter a necessidade de ouvir que chegou algo ou se estão te ligando, O iPhone mostra os alertas visuais e vibratórios para as chamadas recebidas pelo FaceTime e pelo telefone, mensagens de texto e até o alarme no meio da noite. De uma forma simples, configurando a luz de LED da câmera para que ela pisque quando qualquer evento anteriormente dito ocorra.



Tem até alguns aparelhos auditivos que foram criados para uso com o iPhone. Criando uma oportunidade de comunicação melhor e mais clara, eliminando quaisquer barulhos e até mesmo conversas. Por ex: No meio de uma balada no meio da barulheira alguém te liga. Na hora de atender nem precisa levar o iPhone até o ouvido pois está conectado via Bluetooth do iPhone retransmitindo usando tecnologias proprietárias de transmissão de áudio sem fio integradas que alguns modelos de aparelho auditivo possuem. 



Vejam esta propaganda da Apple e o recurso do FaceTime, Ele irá mostrar as principais vantagens de comunicação através  dele. 







Não sei se notaram no final do vídeo, quando os 2 surdos terminam de conversar e mostra a reação deles. Então, toda vez que eu termino uma ligação com o FaceTime, eu fico daquele jeito...

Com tudo isto tive a oportunidade de evoluir comunicativamente. Digo isto e repito, tentem observar melhor as pessoas surdas ao seu redor, quem sabe, vocês aprenda algo com eles.


Então. Por hoje é isto... Aproveitem, aprendam, curtam, comentem e compartilhem.

Fica aqui aquele SUPER abração de Dayam C. Adams.

Nenhum comentário: