sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PAI SURDO, MÃE OUVINTE = FILHO OUVINTE - PARTE I

         Olá galera.. fiquei um tempo afastado, mas estou aqui. Tenho dedicado meu precioso tempo com meu filho. E confesso, não tem sido fácil, tenho tido algumas dificuldades de comunicação com meu guri. E pensei em compartilhar com vocês estas dificuldades que tenho encontrado.


Vamos lá.. 

...Principais Dificuldades Enfrentadas...

         Observando que existe fatos, que filhos de surdos e pessoas próximas dos mesmos têm curiosidade de saber que muitos deles têm dificuldades para transmitir um carinho, pois se sentem sozinhos no mundo por achar que seus pais são diferentes, como quaisquer seres, gostariam de afagos, cantos para dormir, uma palavra de ternura ou até mesmo gritar, suplicar, ou simplesmente chamar os seus pais. São coisas que passei, afinal, me esforço para fazer tudo isto acima com meu filho, tem muitos momentos que não consigo pois encontro obstáculos, a comunicação.
         
         E segundo Strobel (2008, p. 29) são "(...) Sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que, estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução linguística, tais como língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços."

          Sujeitos surdos e ouvintes existem deste que o mundo é o MUNDO, portanto.. filhos de surdos também existem. O interessante é que desejo compartilhar a minha experiência para os leitores verem como é que crescem e se tornam cidadãos nesta sociedade cruel. Estas crianças surdas que são vistas pela sociedade como "Coitadinhos", ah me poupem.... tratam como se fossem um pecado ter um pai surdo. Por isto e outras acredito que os leitores aqui irão apreciar e entender que uma pessoa Surda como genitor não é uma coisa SURREAL. E que nós pais surdos trazemos uma bagagem de conhecimento e amadurecimento muito rápido para nossa vida desde a infância que se consiste de: Frustrações, Alegrias, Preconceito, Impedimentos e muitas outras sensações como qualquer pessoa que tem um convívio familiar.

          Se Deus me escolheu para ser pai de uma criança ouvinte, é por que sabe que irei cumprir com ênfase a minha missão junto com minha esposa e meus pais que tem me auxiliado e orientado boa parte do tempo e também me dado sabedoria para trilhar o caminho do sucesso.

          Então, as principais dificuldades encontradas são, ir fazer compras, ir a uma consulta médica, acompanhar o desenvolvimento do filho na escola, realizar tarefas comuns do dia dia , mas o mais importante é entender o que o meu filho quer falar comigo, as palavras dele são um pouco confusas normal para a idade, mas ele tem aprendido, ele olha para mim e diz como ontem (19/11/2015) quando estava no mercado fazendo umas compras dai ele falou "tovao, tovao, tovao.. " eu não entendia no início. Depois fui juntando o quebra cabeças para entender. E me liguei que queria falar TROVÃO.. demorei a entender, no momento que entendi já tinha passado o trovão e não pude naquele momento em que ele sentiu o medo acolher ele. Pois estava tentando entender o que ele dizia. E isto me cortou o coração. Olhei para ele, e falei, filho você queria dizer trovão.. ele sim...

          E isto é somente uma das coisas, existem muitas outras dificuldades que enfrentamos. Pedimos somente paciência, tentem entender quando fico bravo. É por que me sinto FRUSTRADO por não conseguir atingir o objetivo.

          Muitas vezes acabo até mesmo falando mais alto, como já mencionei outra vez no Blog que procuramos ouvir a nossa voz. Mas não é por querer propositalmente é intencional.

Pois bem é isto por hoje, aproveitem aprendam curtam, compartilhem e comentem...

Fica aqui aquele SUPER abração de Dayam C. Adams.


Nenhum comentário: